CÓDIGO DE ÉTICA COOPEROC

INTRODUÇÃO

O presente Código de Ética visa esclarecer os princípios e normas de conduta que servem como orientação e princípios norteadores para as relações internas e externas de todos aqueles envolvidos com a COOPEROC e estabelece valores e diretrizes que visam orientar decisões e atitudes no exercício de suas responsabilidades.

A implantação deste Código de Ética visa agregar valores, amparar o desenvolvimento e a incessante busca pela excelência.

ABRANGÊNCIA

O presente documento abrange as relações com clientes, fornecedores, concorrentes, governo e comunidade, cooperados, empregados, terceiros e a comunidade em geral.

IDEOLOGIA

MISSÃO

“Prestar serviço de transporte com qualidade e eficiência, propiciando crescimento e segurança para cooperados, clientes e empregados”.

VISÃO DE FUTURO (2022)

“Ser a maior e melhor cooperativa de transporte do Planalto Catarinense”.

VALORES

Serviço de excelência (qualidade);

  • Valorização de cooperados, clientes e empregados;
  • União dos cooperados;
  • Construção conjunta (participativa);
  • Inovação.

POLÍTICA DE GESTÃO INTEGRADA

A COOPEROC, Cooperativa de prestação de serviços de transporte rodoviário de cargas, comprometida com o atendimento aos requisitos aplicáveis e com a melhoria contínua do seu Sistema de Gestão da Integrado, qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional, responsabilidade social e segurança das informações, compromete-se em:

  • Satisfazer às expectativas dos seus cooperados, através do alcance dos objetivos do SGI;
  • Satisfazer às necessidades e expectativas dos seus clientes, através do entendimento dos seus valores e da prestação de serviços com qualidade;
  • Capacitar, comprometer e conscientizar os empregados e parceiros comerciais de sua responsabilidade individual sobre a SGI, dando-lhes responsabilidade e autonomia por suas ações;
  • Melhorar continuamente os processos que compõem o Sistema de Gestão Integrado;
  • Atuar de forma ética e transparente, incorporando e disseminando internamente os conceitos de responsabilidade social como parte da sua cultura de gestão.

RELAÇÕES EMPRESARIAIS:

COMPROMISSO COM OS CLIENTES:

A COOPEROC acredita que os gestores e empregados devem adotar atitudes de lealdade, honestidade, seriedade, imparcialidade e justiça ao negociar com clientes, cumprindo os acordos firmados e buscando sempre a melhor alternativa para as partes envolvidas. Para tanto, decidimos pelas seguintes diretrizes:

  • Atender de forma personalizada, com excelência e ser proativo em relação às necessidades dos clientes e na busca constante de suas soluções, sempre orientados pelos aparatos legais;
  • Buscar continuamente a melhoria da qualidade dos nossos serviços;
  • Assegurar exatidão, transparência e objetividade na prestação de informações;
  • A relação com os clientes deve ser pautada nas boas práticas comerciais, atitudes éticas e zelo nas informações. Todos os clientes devem ser tratados com respeito, de maneira justa e digna, com práticas não discriminatórias.

RELAÇÃO COM FORNECEDORES:

Valorizamos a ética e o respeito na relação com nossos fornecedores e prestadores de serviços. Assim, somos pautados pela dignidade, profissionalismo e transparência em todos os processos de aquisição e/ou contratação que realizamos. São nossas responsabilidades:

  • Honrar os compromissos assumidos em contrato (cumprindo contratos, valores, condições e prazos de pagamentos dos serviços e produtos adquiridos);
  • Tratar todos os fornecedores e prestadores de serviços igualmente, sem privilégios ou discriminação de qualquer natureza;
  • Contratar fornecedores que operem com padrões aceitáveis, buscando a garantia da qualidade dos produtos e/ou serviços adquiridos;
  • Sustentar uma relação ética e cristalina com os fornecedores, prestadores de serviço e parceiros, buscando a garantia da qualidade dos produtos e serviços.
  • Contratar fornecedores que não utilizem mão de obra infantil e/ou escrava ou análoga, que obedeçam às legislações vigentes, bem como às normas de saúde e segurança do trabalho;
  • Garantir que os fornecedores realizem seus negócios em conformidade com todas as leis, códigos e regulamentos aplicáveis nos órgãos nos quais eles atuam;
  • A COOPEROC não aceita práticas como: suborno, tráfico de influência ou favorecimento de qualquer espécie na seleção ou contratação de seus fornecedores, nem o recebimento de comissões, presentes ou qualquer vantagem de caráter pessoal.

RELAÇÃO COM CONCORRENTES:

A COOPEROC busca um relacionamento sadio, respeitoso e leal e ético perante a concorrência, destacando-se de alguns cuidados:

  • Agir de forma digna e respeitosa, sendo proibido o comportamento predatório, desonesto e desleal frente ao mercado;
  • Cumprir as leis de defesa da concorrência;
  • Tratar as informações dos concorrentes com discrição e respeito;
  • Nunca emitir comentários ofensivos que contribuam para a propagação de rumores que afetem a imagem de nossos concorrentes.

GOVERNO E COMUNIDADE:

É dever de todo empregado ter pleno conhecimento e fazer cumprir a legislação vigente no nosso país. Nossos empregados têm como responsabilidade:

  • Combater a corrupção (Lei 12.846, Lei Brasileira Anticorrupção), extorsão, propina e “facilitação de pagamento”, em qualquer aspecto ou fase de negócios;
  • Valorizar o relacionamento transparente, respeitoso e construtivo com todos os nossos públicos (governo, cliente, empregados, fornecedores, concorrentes e a comunidade).

ORIENTAÇÕES PARA EMPREGADOS, COOPERADOS E TERCEIROS

RELACIONAMENTO HUMANO

A cooperação e o trabalho em equipe são nossos grandes aliados e reforçam a preocupação da empresa com um ambiente saudável e harmonioso para trabalhar. Os líderes deverão ser os primeiros exemplos da nossa cultura e precisam praticar todos os valores, em especial o seguinte: Pessoas.

A liderança e todos os nossos empregados têm como dever:

  • Cooperar com o trabalho do outro, prestando informações oportunas referentes ao negócio e cultura da empresa, sempre que necessário;
  • Manter um relacionamento baseado no respeito ao próximo e no tratamento justo com todos;
  • Ser disciplinado em relação a suas funções, atividades, responsabilidades e compromissos.

São deveres adicionais do setor de Recursos Humanos:

  • Monitorar o cumprimento das políticas de RH;
  • Identificar e preparar programas ou cursos de capacitação contínua;
  • Estimular a realização do recrutamento interno, garantindo a sua priorização;
  • Garantir que os processos seletivos obedeçam a todas as etapas estabelecidas em políticas de RH, como critérios de entrevistas e exames médicos específicos para a função.

São deveres adicionais dos líderes:

  • Seguir as instruções das políticas disponibilizadas pela equipe de Recursos Humanos, como nos processos seletivos e desligamento;
  • Fazer gestão do orçamento salarial da sua equipe, seguindo a política de cargos, salários e benefícios da empresa;
  • Proporcionar o cumprimento dos programas de treinamentos e de integração e a liberação dos empregados para participar deles;
  • Incentivar os empregados na busca de desenvolvimento profissional;
  • Realizar as avaliações de competências conforme cronograma definido pela área de RH e dar feedback no intuito de desenvolver a equipe, valorizando o relacionamento e o diálogo transparente.

INTEGRIDADE PROFISSIONAL

Critérios para admissão e movimentação de pessoal

Entre os critérios de recrutamento, seleção e movimentação interna/externa de pessoas, deverão ser consideradas as condições dos candidatos que atendam aos requisitos de cada cargo, sendo vedada qualquer discriminação e/ou favorecimento. Não há restrição para admissão de parentes, desde que as funções pretendidas sejam exercidas em equipes diferentes.

Relações no trabalho

As relações no ambiente de trabalho devem ser pautadas pelo respeito mútuo, honestidade, sinergia, lealdade e confiança. Todos devem trabalhar com profissionalismo, visando sempre o melhor resultado para os clientes e o crescente desenvolvimento da COOPEROC.

Não admitimos práticas abusivas, como: assédio moral, discriminação de credo religioso, cor, raça, sexo, idade, estado civil, orientação sexual e deficiência de qualquer natureza, ou quaisquer formas de intimidações ou ameaças no relacionamento entre os empregados, independentemente de sua posição.

Horário de trabalho

Horas semanais, descanso, intervalo e controle de jornada devem ser respeitados de acordo com a CLT, dentro do cumprimento das leis.

Remuneração

A COOPEROC garante no mínimo o piso salarial da categoria, efetuando o pagamento de maneira adequada ao empregado. Não são permitidos acordos ou contratos que burlem a seguridade social.

Trabalho forçado

A COOPEROC defende às leis e o respeito ao próximo, bem como a promoção dos direitos humanos e a erradicação do trabalho forçado.

Trabalho infantil

Quanto ao trabalho infantil, somente permitimos a contratação de menores aprendizes, de 16 a 18 anos de idade, nos termos da lei, em áreas administrativas, desde que não comprometa sua formação e seu desenvolvimento educacional. Eles não podem ser expostos à situações e ambientes de riscos.

Saúde e segurança

Segurança é responsabilidade de todos os cooperados, empregados e terceiros. O uso correto dos equipamentos de segurança, a constante atenção e a permanente atitude preventiva para evitar acidentes diminuem os riscos e ajudam a preservar a saúde e a vida.

O ambiente de trabalho deve ser sempre limpo, seguro e saudável. A COOPEROC deve promover treinamentos regulares sobre saúde e segurança e oferecer equipamentos de proteção coletiva e individual.

Nenhuma tarefa deve ser executada em condições de risco. Todos devem conhecer as medidas de proteção contempladas em normas internas e em contratos com prestadores de serviços, e praticá-las sistematicamente durante a jornada de trabalho. Relatar atos ou condições inseguras, acidentes e incidentes constitui obrigação de todos.

É proibido o uso de bebidas alcoólicas ou entorpecentes ou estar sob o efeito destes durante a jornada de trabalho ou a serviço da empresa.

Portadores de necessidades especiais

Aos portadores de necessidades especiais, caso sejam contratados, são disponibilizadas condições que possibilitem o desenvolvimento de atividades, nos termos da lei.

Liberdade de associação

A COOPEROC reconhece e respeita o direito de livre associação, inclusive em sindicatos, entidades de classe, partidos políticos ou quaisquer outras entidades constituídas, desde que exercida com responsabilidade e ética. A cooperativa busca manter com as associações um relacionamento harmonioso, norteado pelo respeito às leis e normas vigentes de forma a preservar a confiança mútua.

Atividades políticas

A COOPEROC não se opõe a que seus empregados e cooperados se candidatem a cargos eletivos, com exceção da Diretoria, que segundo o estatuto,  não deve ter esse tipo de participação.

Combate ao suborno e a corrupção

A COOPEROC repudia empregados que se envolvam em atos irregulares ou fraudulentos e espera que os mesmos ajam com honestidade, transparência, integridade e respeito.

É vedada a todos os empregados o recebimento para si próprio e para terceiros de comissões, presentes ou qualquer vantagem de carácter pessoal, oferecida por fornecedores e clientes.

Todos devem manter sigilo sobre os negócios da empresa, não utilizando, em nenhuma hipótese, estas informações para obter qualquer tipo de vantagem.

Doações e patrocínios

A COOPEROC apoia e incentiva projetos que envolvam pessoas físicas de mérito comprovado e pessoas jurídicas idôneas que estejam comprometidas com a responsabilidade social. Esses projetos devem estar alinhados aos interesses e diretrizes institucionais e mercadológicos que valorizem a imagem da cooperativa.

SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

A COOPEROC comprometida com a privacidade e confidencialidade das informações pessoais coletadas de seus investidores, clientes, fornecedores, empregados e quaisquer outros públicos com que eventualmente venha a se relacionar, em hipótese alguma a COOPEROC disponibilizará ou utilizará essas informações de forma não previamente autorizadas.

Empregados da COOPEROC com acesso a informações pessoais de partes relacionadas devem zelar pela segurança do uso e guarda, reportando à chefia imediata qualquer falha na aplicação desse compromisso. A não observância dessas diretrizes poderá levar à rescisão do contrato de trabalho

Todos os dados armazenados nos computadores da COOPEROC, inclusive e-mails (@cooperoc.com.br) enviados ou recebidos, são considerados de propriedade da cooperativa, e não de propriedade privada do empregado.

Os empregados também não devem instalar nem usar arquivos de computador ou softwares não aprovados pela administração nem devem usar um software aprovado de maneira diferente daquela estabelecida na licença ou no contrato de direitos autorais.

A internet e meios de comunicação interna não devem ser utilizados para transmissão ou recepção de informações ofensivas, agressivas, pornográficas, posicionamentos políticos, religiosos e etc.

É proibido a saída e a utilização de materiais, equipamentos e bens físicos de propriedade da empresa ou a ela confiada à guarda por terceiros;

Os cooperados, empregados e terceiros da COOPEROC têm reponsabilidade ética e legal de proteger as informações confidenciais que estejam sob sua guarda. Todos devem manter estrita confidencialidade sobre qualquer informação sigilosa ou estratégica da empresa.

CUIDADO COM O PATRIMÔNIO

O patrimônio da COOPEROC é constituído pelos recursos com os quais ela conduz seus negócios. Fazem parte do patrimônio da COOPEROC os valores materiais, tais como: infra estrutura física, equipamentos, veículos e a propriedade intelectual, tais como: informações confidenciais, plano de negócios, dados salariais, o quadro de pessoal, informações financeiras e dados orçamentários registrados nos sistemas informatizados ou em qualquer tipo de mídia eletrônica, não só da cooperativa, mas também os de seus clientes, fornecedores e cooperados e prestadores de serviços.

Qualquer empregado tendo conhecimento de informações confidenciais recebidas de forma indevida, formal ou informalmente, deve prontamente comunicar à chefia imediata sem divulgá-las a outros.

Será considerada falta grave a manutenção, seja em arquivo de papel, seja em meio eletrônico, de informações confidenciais não relacionadas à atividade do empregado no exercício de sua função, como também, e principalmente, sua divulgação.

Todos os bens e equipamentos disponibilizados pela COOPEROC são para uso profissional.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A COOPEROC atenta-se com os aspectos de proteção ao meio ambiente e com os possíveis  impactos que porventura possa causar, desta maneira exerce ações que visam minimizá-los e promover a qualidade e preservação em suas atividades, de modo a:

  • Adotar uma política de gerenciamento de resíduos de forma a prevenir danos ao meio ambiente;
  • Comunicar acerca de possíveis danos decorrentes da atividade de COOPERORC;
  • Estimular a preservação do meio ambiente através da redução de lançamento de gases tóxicos e poluição sonora.

COMITÊ DE ÉTICA

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Edson Pereira de Souza            Presidente

Jaison Stahl                                 Vice Presidente

Pedro Calhari                              Tesoureiro

Edson Alidor Gomes                 1º. Secretário

Adélio Cardoso                           2º. Secretário

 

DENÛNCIAS E RECLAMAÇÕES:

Se presenciar ou suspeitar de alguma violação a este Código, pode informar para:

administrativo@cooperoc.com.br ou pelo telefone (49) 3275-1856 e whatsApp (49) 9 9900-2196.

Esses canais garantem a confidencialidade de seu contato.